Prefeitura decreta situação de emergência para atender moradores do Bairro Miguel Russo atingidos pelo rompimento de reservatório de água
Decreto também atende outros bairros atingidos pelas fortes chuvas


A Prefeitura decretou situação de emergência no município para atender moradores que tiveram suas casas atingidas por grande volume de água de um reservatório particular que estourou na madrugada desta quinta-feira (9) devido uma forte chuva. O decreto também atende outros bairros que tiveram alagamentos e estradas danificadas pelas chuvas.
A Administração Municipal mobilizou equipes de várias diretorias e secretarias municipais que estão no local prestando total apoio aos moradores.


Ações da Prefeitura

A Defesa Civil foi acionada às 2h da manhã para socorrer moradores que estavam ilhados. Não ocorreram registros de vítimas fatais ou pessoas gravemente feridas. Por volta das 7h foram destinados ao local equipes da Secretaria de Serviços Públicos e transporte para realizar serviços de limpeza das casas, comércios, ruas e do Posto de Saúde também atingido.


A Prefeitura executou, de forma imediata, limpeza de tubulação para diminuir o volume de água e evitar o transbordamento de um outro reservatório no local.
A Secretaria de Educação abriu a escola do bairro para alojar os moradores. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou cadastro das famílias atingidas e já está providenciando colchões, edredons e alimentos.


A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informou que a responsabilidade pela autorização e fiscalização da construção de reservatório de acumulação de água é do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A Secretaria informou ainda que já acionou o DAEE e fez vistoria em outras barragens existentes no bairro, solicitando aos responsáveis a diminuição do nível de água para evitar qualquer tipo de problema, uma vez que ainda existe previsão de chuvas para os próximos dias.


Está em elaboração um laudo técnico que também será enviado ao DAEE para averiguação tanto da regularidade documental quanto a regularidade física do referido reservatório.


Doação

As pessoas interessadas em fazer doação de roupas e mantimentos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 153, 199 ou 3244-3947.